Obras iniciam na ponte do Limoeiro
O primeiro passo para a criação do anel viário de Brusque já foi dado com a construção da nova ponte do Limoeiro. A obra encontra-se em estágio avançado e foi pleiteada pelas prefeituras de Brusque e Itajaí, sendo construída com recursos da Defesa Civil Nacional, repassados ao governo do estado e orçada em, aproximadamente, R$ 2,2 milhões. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos ainda no segundo semestre de 2013.
Com a ponte, Brusque caminha em direção ao futuro, dando inícioo à construção do anel viário, uma rota alternativa para o trânsito local. Especialmente de veículos pesados, como forma de melhorar a trafegabilidade da região, proporcionando novas opções de acesso e disciplinando o trânsito regional.
O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, foi até o local na última semana para acompanhar o andamento das obras, aguardadas com ansiedade pelos moradores da localidade que perderam a antiga ligação entre os municípios, destruída durante a enchente que atingiu o Vale do Itajaí em setembro de 2011.
"O salto de qualidade para a Brusque moderna e inovadora que queremos terá este foco, que é a infraestrutura urbana", ressaltou. Com o avanço dos trabalhos, o próximo passo será a definição dos acessos que serão executados com recursos próprios pelas duas prefeituras.
A nova ponte também passará a ser uma ligação estratégica entre as rodovias Antônio Heil e Ivo Silveira, onde já existe projeto de complementação de pavimentação da Rua Abraão Souza e Silva, popular Estrada da Fazenda, bem como uma via projetada VP-024, ligando a rua Abraão Souza e Silva com a Rodovia Ivo Silveira. O novo acesso terá dez metros de largura e a expectativa é de que receba mais de seis mil veículos por dia.
A obra ainda atende às propostas do Planeja Brusque 2040, uma iniciativa formada por representantes de entidades brusquenses com o objetivo de desenvolver diretrizes que assegurem desenvolvimento ordenado da cidade para os próximos anos em áreas como mobilidade sistema viário, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento econômico, educação, saúde e segurança.
Texto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Brusque